Outubro em Barcelona… Aquele mês em que o regresso das férias já fica para trás, mas o tempo ainda está bom e apetece sair de casa para aproveitar eventos, feiras, festivais, exposições e todo o tipo de atividades. Descobre aqui todas as sugestões para aproveitar o mês de outubro.

O que terão sentido o Edmund Hillary e o Tenzing Norgay ao serem os primeiros a conquistar o Evereste? Esta nova experiência (que estreia mundialmente em Barcelona) responde a esta pergunta, convidando-nos a acompanhar a dupla de exploradores nesta proeza histórica, graças à «magia» da realidade virtual. Não só vamos ver o mundo das alturas, como também vamos percorrer as paisagens mais bonitas dos Himalaias, entrar em templos e sentir a agitação da cidade de Katmandu.

Um dos eventos mais esperados pelos cinéfilos catalães, a apenas meia hora de Barcelona: o festival mais famoso da nossa terra, uma semana e meia com muito mais do que cinema de terror e «zombie walks». O filme de abertura deste ano será «Found Alive», o novo trabalho de Carlota Pereda (realizadora de «Cerdita» ou «La Ermita»), e destaca-se o grande número de convidados de renome que receberão prémios honoríficos, nada menos do que Peter Jackson, Danny DeVito, Bárbara Rey ou Kevin Bacon, entre outros. Além disso, vão ser comemorados os aniversários de grandes clássicos do género, como «Carrie», de Brian de Palma, «Tesis», de Alejandro Amenábar, ou a grande obra-prima «Quem pode matar uma criança?», de Narciso Ibáñez Serrador.

Uma ode à música, ao documentário e aos grandes protagonistas da cena cultural, um ano repleto de joias cinematográficas inspiradas por alguns dos artistas mais lendários. Entre as primeiras obras confirmadas, encontramos documentários realizados por Carla Simón e Albert Serra, uma homenagem a Marianne Faithfull (que vai inaugurar o festival) e «The Best Summer», um documentário que retratará a época dourada do rock alternativo dos anos 90, liderada por bandas como os Beastie Boys, os Sonic Youth ou os Foo Fighters.

Embora na Catalunha tenhamos a Castanyada, somos cada vez mais os que, sem perder de vista a nossa tradição, aderimos à onda do Halloween e aos planos assustadores. A saga Candlelight também se junta a esta onda, com um concerto à luz das velas onde poderemos curtir música com um toque de terror (como o «Thriller» do Michael Jackson) e bandas sonoras de filmes e séries icónicas como «A Família Addams», «Halloween» do John Carpenter ou «Stranger Things».
Começa o Festival de Jazz de Barcelona
O festival de jazz mais importante da cidade tem dezenas de concertos programados em diferentes espaços da cidade para encantar os amantes da música em geral (já que o rótulo «jazz» é imenso). Andrea Motis, Barcelona Jazz Orchestra, Ibrahim Malouf… O leque de solistas e grupos de alto nível é infinito e estende-se até mesmo antes do Natal.
SAGA Barcelona Game Fest

Depois de anos de feiras de média dimensão, Barcelona acolhe finalmente um grande congresso dedicado aos videojogos, que é a fusão de vários eventos (BCN Game Fest, RetroBarcelona e o SAGA Saló del Gaming). 14 000 metros quadrados para que fãs e profissionais dos videojogos se encontrem e desfrutem de expositores, zonas de jogo, uma área dedicada aos e-sports, uma zona B2B e até um concurso de cosplay. Haverá também encontros com figuras de destaque do setor, como a compositora de bandas sonoras Miki Higashino, o streamer Pazos64 ou o programador indie Doc Géraud.

A «Filmo» rende-se ao talento de um dos grandes cineastas da atualidade e atual vencedor do Óscar de Melhor Realizador. Neste ciclo, vamos poder ver os grandes trabalhos do cineasta, como «Magnolia», «There Will Be Blood» ou o seu recente sucesso «Una batlla tras otra», joias menos conhecidas como «Punch Drunk Love» ou o filme que o lançou à fama, o excelente «Boogie Nights».
O maior evento de Barcelona para os amantes do canto, da dança e da guitarra. O Ciutat Flamenco é um festival de música que vai contar com atuações de grandes artistas do flamenco, como José Maldonado, Víctor Franco ou Lorena Oliva. Além disso, vai acolher o Ciutat Batalla, um concurso para novos talentos desta arte, e a gravação de um podcast.

A melhor tradição do ballet clássico com um toque tecnológico. É esta a proposta deste espetáculo do Ballet of Lights, onde os bailarinos e bailarinas dançarão ao som de um espetáculo inspirado no mítico conto da Cinderela (com música de Tchaikovsky, Handel e Rossini) enquanto, literalmente, brilham. Isto deve-se aos LEDs nos seus trajes, que dão um toque mágico ao espetáculo e aproximam esta disciplina tradicional de toda a família.
Na era do streaming, comprar discos de vinil ou CDs pode parecer um ato de rebeldia… ou talvez nem tanto; afinal, ano após ano, a Feira do Disco reúne milhares de pessoas ansiosas por completar a sua coleção de música, seja para apoiar os seus artistas favoritos ou para adquirir verdadeiros clássicos. Além disso, os participantes poderão desfrutar de apresentações de livros e outras atividades relacionadas com a música, especialmente o rock.

Outubro termina com a Castanyada, o Halloween, o Castaween ou como quiseres chamar… A questão é que, em Barcelona, durante o mês (especialmente na reta final), encontramos uma infinidade de atividades temáticas que celebram esta festa. Aqui deixamos-te uma seleção para todos os gostos, desde as almas mais intrépidas até às que se assustam com um simples «buu».

Bebida incluída
Um festival dedicado APENAS às patatas bravas? Sim, vai ser no Poble Espanyol e, durante três dias, vai contar com a melhor seleção desta iguaria, servida por vários restaurantes de Barcelona. Enquanto o público presente as saboreia (acompanhadas de cerveja, como não poderia deixar de ser) e desfruta de workshops e música ao vivo, os estabelecimentos vão competir pelo prémio das melhores bravas do concurso.
Volta o festival para os amantes das séries. Na edição deste ano, várias séries nacionais (por exemplo, a 2.ª temporada de «Celeste» ou «Matar a un oso») e internacionais (como «Ann Droid») vão competir pelo prémio do festival, e os seus criadores ou responsáveis artísticos vão estar presentes para que o público conheça melhor as suas criações. A destacar a presença de um grande showrunner como o Steven Moffat ( Doctor Who, Sherlock…) e um marco que nós, que já temos uma certa idade, vamos celebrar com carinho: um encontro por ocasião do 30.º aniversário da grande telenovela da TV3, a mítica «Nissaga de Poder».

O 48h Open House Barcelona é um festival de arquitetura organizado pela associação com o mesmo nome, cujo objetivo é divulgar o património arquitetónico de Barcelona. O festival é gratuito e decorre em várias cidades da província, com mais de 2500 atividades e visitas. As inscrições para seres voluntário desta iniciativa já estão abertas e podes inscrever-te aqui.
Star Fans: Edição Cultura
Este evento dedicado à comunidade de artistas «geeks» oferece a oportunidade de conhecer criadores do mundo da banda desenhada, da dublagem, da literatura ou da ilustração que dedicaram o seu trabalho a grandes fenómenos de fãs como Dragon Ball, Star Wars, o universo Bruguera e muito mais. Além disso, na edição deste ano, há mais um motivo para ires: colaborar com a ONG SOS Galgos, que trabalha para resgatar, proteger e dar uma nova oportunidade aos galgos que precisam de ajuda

Um festival de teatro que cumpre o papel crucial de oferecer um espaço para a liberdade de expressão através da arte, da criatividade e da rua. Entre os espetáculos deste ano, destacam-se a festa de aniversário dos 25 anos do festival, bem como várias propostas de teatro e dança. Além das representações, a edição deste ano conta com workshops, como um às 15h pensado para profissionais que queiram escrever peças de teatro concebidas para serem representadas no espaço público.
A Barcelona Design Week é um evento imperdível de design, criatividade e inovação, organizado pela Barcelona Creativity & Design Foundation. Mais de 100 atividades, como exposições, instalações, palestras, workshops e jornadas de portas abertas, vão decorrer em diferentes espaços da cidade, com destaque para o Disseny Hub Barcelona. O lema deste ano é «Barcelona em modo pro-test», que destaca como o design é um espaço de teste, diálogo e movimento, e não uma resposta definitiva.
O Panoràmic, um festival descentralizado (para além da cidade, vai ter eventos este mês em Granollers e, em novembro, em Terrassa), é um evento que junta cinema, fotografia e arte e que nos faz refletir sobre a situação atual da sociedade e da geopolítica. Vai contar com exposições, palestras e várias atividades para alunos do ensino básico e secundário.

Entrada livre até esgotar o lotação
Barcelona volta a transformar os seus espaços públicos num grande laboratório de ideias com uma nova edição da Bienal do Pensamento. Este festival tira a filosofia, a sociologia e o debate das salas de aula das universidades para os levar diretamente para as praças, parques e centros culturais dos bairros, abrindo uma conversa coletiva e ao ar livre sobre os grandes desafios que enfrentamos enquanto sociedade. A programação apresenta uma variedade de mesas redondas, conferências, workshops e peças artísticas que abordam desde o impacto do autoritarismo e da desinformação até ao papel da arte como via de fuga ou à necessidade da memória urbana para construir o futuro.

Esta proposta de realidade virtual oferece uma imersão total ao recriar a Estação Espacial Internacional à escala 1:1, permitindo ao utilizador experimentar em primeira mão como é estar no espaço. O percurso, de exploração livre, é construído inteiramente com imagens autênticas provenientes de um documentário premiado com um Emmy.

Barcelona acolhe a ArtsLibris, a feira internacional dedicada ao livro de artista, ao fotolivro, à edição contemporânea, à autoedição e ao digital. Durante esses dias, vais poder visitar uma seleção cuidada de editoras nacionais e internacionais, participar em seminários, debates, exposições e performances que giram em torno da arte gráfica e editorial contemporânea. A ArtsLibris funciona também como uma plataforma viva de reflexão entre artistas, editores e público que procura explorar o livro como objeto artístico e espaço de experimentação.

Um museu onde tudo é interativo, onde cada uma das suas mais de 70 exposições é um desafio para os nossos sentidos. Este é o Paradox Museum, um espaço para nos divertirmos com efeitos visuais e sensoriais e tirarmos fotos super originais para partilhar nas redes sociais.

Reserva de mesa: 5 €, que depois são descontados da conta
A festa popular da cerveja em Munique há anos que ultrapassou fronteiras e é celebrada em todo o mundo, e Barcelona não ia ser exceção. Não vão faltar o joelho de porco, o frango assado, as salsichas e outros pratos típicos para acompanhar com cerveja.

O SENSAS é o plano perfeito se procuras um momento de diversão com amigos ou família. Através de diferentes provas sensoriais com um toque de escape room (cada uma dedicada a um dos cinco sentidos), vais acumular fichas, colaborar numa boa causa e, acima de tudo, vais rir-te à grande enquanto descobres os pontos fracos dos teus companheiros (e os teus próprios).
A antiga Tattoo Expo mudou de nome, e agora, além de incluir tudo o que tem a ver com tatuagens, é uma feira de arte urbana, desportos radicais e cultura custom. Três dias imperdíveis para quem adora a arte urbana em todas as suas formas, onde, além de curtir atividades e demonstrações, podes fazer compras no mercado e, claro, fazer uma tatuagem (ou várias).

Pensa no IKONO como a antítese do museu clássico. Apesar de transbordar de expressões artísticas, deixa para trás a regra típica de «olhar e não tocar»; na verdade, interagir fisicamente com o ambiente é o requisito indispensável para o viveres ao máximo. Cada um dos seus espaços presta homenagem a cenários e universos únicos, convidando-te a transformar a sala como quiseres ou, diretamente, a brincar com tudo o que te rodeia.